sexta-feira, 23 de abril de 2010

Assentados da Resex do Médio Purus recebem créditos

Assentados da Resex do Médio Purus recebem créditos




Ter, 20 de Abril de 2010 16:22

Das onze empresas que participaram da tomada de preços no município de Lábrea para fornecimento de materiais de alimento e fomento para os beneficiários da reforma agrária na Resex do Médio Purus, oito empresas foram selecionadas.

O alimento será fornecido pelo Supermercado Tabacaria, de Lábrea, enquanto sete outras empresas dividem a responsabilidade para o fornecimento do fomento: Imac Serra, Mass, Moto Norte e RS Santana, estabelecidas em Manaus e as empresas do município de Lábrea Comércio Material de Construção, Fdal Damasceno e Real Motores.

Com a presença dos representantes das onze empresas, a abertura dos envelopes ocorreu no auditório da Universidade do Estado do Amazonas, em Lábrea, com a superintendência regional do INCRA representado pelos chefes de Divisões, Giovani Araújo, que falou sobre como é processada a liberação do crédito e a sua importância para o programa nacional de reforma agrária; Omar Oliveira, da Administração, que mostrou como o processo de pesquisa de preços é feito chamando a atenção para a transparência do processo e da técnica Lindalva Freitas, coordenadora do serviço de crédito da superintendência.

O ato foi testemunhado ainda pelo vice-prefeito de Lábrea, Nelson da Silva Amud, do vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Rabelo Rodrigues, do presidente da Associação dos Trabalhadores Agro-extrativistas do Médio Purus, José Maria Carneiro de Oliveira, além de representantes da CPT, do Conselho Nacional de Seringueiros e de outros movimentos sociais.

O crédito que deverá ser liberado dentro dos próximos dias, com a entrega dos kits alimento e fomento vai chegar, neste primeiro momento, a 695 beneficiários da reforma agrária, envolvendo recursos da ordem de R$ 3,2 milhões.

Após essa operação, o INCRA vai trabalhar para a liberação do crédito habitação, com recursos da ordem de R$ 7,755 milhões, para a construção de 517 casas para os assentados dentro em várias comunidades dentro da reserva.
Para o cadastramento dos beneficiados com o crédito alimento e fomento e posteriormente o habitação, os técnicos do INCRA passaram 25 dias corridos em barcos regionais e voadeiras para realizar o cadastramento.

Nesse período, os técnicos do INCRA enfrentaram todas as intempéries da região, com os constantes ataques dos mosquitos e dos piuns, insetos que habitam as regiões do Purus e Juruá com muita intensidade e muita chuva.

Todos esses obstáculos foram vencidos pelos técnicos do INCRA que conseguiram visitar as 97 comunidades da Resex e fechar a programação e agora se prepara para a entrega do crédito em forma de alimentos e materiais de fomento.



A RESERVA


A reserva extrativista do Médio Purus, que tem os seus habitantes reconhecidos como beneficiários da reforma agrária, foi criada através de decreto do Governo Federal de oito de maio de 2008, com uma área aproximada de 604. 209 mil hectares, localizadas nos municípios de Lábrea, Pauini e Tapauá, no Estado do Amazonas.

A Reserva Extrativista do Médio Purus tem por objetivo proteger os meios de vida e garantir a utilização e a conservação dos recursos naturais renováveis tradicionalmente utilizados pelas comunidades de Acimã, Ajuricaba, Alcântara, Bananal, Barranco do Bosque, Bela Rosa, Boa União, Boca do Ituxi, Boca do Mamiruá, Buraco, Cacau, Cachoeira do Ilário, Cacianã, Cacuriã, Capacini, Ermida, Espírito Santo, Estação, Gaivota, Jucuri, Juruquá, Jutari, Laranjeira, Maciari, Maloca, Materipuã, Miracema, Nova Morada, Novo Brasil, Pacoval, Porangaba, Praia da Sacada, Praia do Santarém, Praia do Sapatini, Pupuri, Quissiã, Realeza, Recanto, Remanso, Samaúma, Samoará, Santa Cândida, Santa Fé, Santa Rosa, Santo Vitório, São José, São Luis, São Paulo, Tamacuru, Várzea Grande e demais comunidades incidentes na sua área de abrangência.

As principais atividades econômicas da Reserva Extrativista do Médio Purus estão relacionadas ao uso tradicional da castanha, copaíba, andiroba, seringa, açaí, urucurí, bacaba e da pesca sustentável de várias espécies.


PRODUÇÃO

De acordo com dados fornecidos pela Associação dos Trabalhadores, existe, na área, uma grande produção extrativista, sendo a terceira fonte da economia do município.

Na última safra, os números do extrativismo na reserva foram muito satisfatórios: 80 toneladas de borracha (350 seringueiros), 15 mil hectolitros de castanha (600 produtores), 800 toneladas feijão de várzea (1.200 produtores) 1.200 toneladas de pescado variado (toda a comunidade), obedecendo ao período do defeso, 30 toneladas de andiroba (200 pessoas) 30 toneladas de copaíba (120 pessoas (, cacau nativo entre cinco e oito toneladas (60 extrativistas).

fonte: http://www.manoreporter.com.br/mais-noticias-amazonas/2984-assentados-da-resex-do-medio-purus-recebem-creditos.html