sexta-feira, 25 de julho de 2014

Aluno do IFAM é premiado em concurso do IDESAM

Manaus, 18/07/2014

  O projeto ‘Aproveitamento de cascas oriundas do beneficiamento das amêndoas de Bertholletia excelsa (Humb. & Ponpl.) para uso decorativo na jardinagem’, do IFAM Campus Lábrea, foi uma das iniciativas premiadas no Concurso Jovens Empreendedores Florestais. Promovida pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (IDESAM), a premiação ocorreu no auditório da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no dia 15 de julho.



O concurso tem o objetivo de fomentar ações empreendedoras por meio da elaboração e submissão de projetos técnicos de base florestal.
 
Preocupado com o descarte da casca da Castanha do Brasil no meio ambiente, o estudante José Eudes Alexandre, do primeiro ano do curso técnico em Florestas, junto com o professor Ricardo Aparecido Bento, propôs o uso do material descartado como decoração em canteiros e jardinagens, tendo em vista que o município de Lábrea é grande produtor do fruto, o qual a casca não tem utilização após a retirada das castanhas.
 
O projeto do Campus Lábrea recebeu prêmio de 1º lugar na categoria Usina de Beneficiamento. Durante a premiação, o estudante foi representado pela diretora do Campus Lábrea, professora Josiane Faraco.
 
Sobre o concurso
 
Discutir sobre os ecossistemas de negócios florestais nesse cenário é fundamental para motivar novas ideias. “É preciso englobar a organização e seus respectivos fornecedores, clientes, enfim parceiros no negócio de forma estratégica, respeitando seu ciclo e demandas”, explica o secretário executivo do IDESAM, Carlos Gabriel Koury.
 
A realização do concurso é pioneira na Amazônia, pois “além de estimular a discussão da temática, reconheceu os talentos e projetos de base florestal”, informa Koury. Ele destaca também a evidente participação de alunos do interior do Amazonas: 37,5% das propostas submetidas tiveram origem em municípios do interior.
 
Dentre os eixos temáticos abordados nos projetos, os recorrentes foram artesanato, economia verde, biotecnologia e produtos naturais, é o que informa Bruno Oliva, um dos organizadores do concurso.
 
“As ideias foram diversas e inovadoras, alguns proponentes criaram projetos para a comunidade, viveiro, escola”, salienta Oliva. A união dos saberes tradicional e técnico é importante para aproveitar de modo estratégico o recurso que a natureza dispõe e que a comunidade usufrui, finaliza.

Fonte: Site do IFAM, com informações e fotos do IDESAM.


Link relacionado:

Jovens empreendedores recebem premiação