sexta-feira, 7 de outubro de 2011

MÓDULO II DO PROJETO INCLUIGEO EM LÁBREA SERÁ NA SEMANA DE 10 A 14 DE OUTUBRO DE 2011

Terá início no dia 10 de outubro e se estenderá até o dia 14 deste mês o módulo II do Projeto IncluiGEO: Geotecnologias livres para conhecer, incluir e preservar no Arco Verde – o município de Lábrea, AM. Contando com mais de 60 participantes que se constituem em representantes da sociedade civil, de instituições como a FUNAI, o IFAM, o IEB, a CPT, das associações de moradores das RESEXs Ituxi e Médio Purus, de pescadores de Lábrea (APEL), de técnicos da SEMMA e SEDUC, de professores da rede de ensino básico e de alunos dos cursos de biologia e gestão ambiental da UEA, o 2º módulo do curso, intitulado Introdução ao QuantumGIS tem como objetivo apresentar ferramentas do software livre de geotecnologias para diversas aplicações relacionadas a análise de dados espaciais. O módulo terá como instrutores o assessor da CGOPE/DIPRO/SIPAM Luiz Motta e o pesquisador do NEPECAB (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Cidades na Amazônia Brasileira) Heitor Pinheiro.
            É válido acrescentar que o projeto, financiado pelo CNPq tem como parceiros executores o curso de geografia da Escola Normal Superior da UEA/MANAUS, o SIPAM, o NEPECAB/UFAM, o INPA, o IBAMA e o ICMBio e constitui-se como uma das ações de capacitação realizadas pela Operação Arco Verde do governo federal.
            Por último, informa-se que os módulos III e IV ocorrerão no mês de novembro também no Centro de Estudos Superiores de Lábrea.
 Informações: UEA Lábrea