quinta-feira, 17 de setembro de 2009

I REUNIÃO PARA DISCUSSÃO DO MANEJO DA PESCA COM ENFÂSE NO ACORDO DE PESCA E MANEJO DE JACARÉ EM HUMAITÁ – AM.



Como parte dos encaminhamentos do Consórcio Fortis em Humaitá a partir do I Encontro dos Projetos de Assentamentos Agroextrativistas dos Municípios de Humaitá e Manicoré, onde foi inaugurada a agenda do Consórcio no município, foi realizada no dia 12 de setembro de 2009, na comunidade Palhal, a primeira reunião para discussão do Manejo da Pesca que tem o objetivo de retomar o processo do Acordo de Pesca, iniciado 2004 e do Manejo de Jacaré em Humaitá em três setores da calha do Madeira, Palhal, Lago do Antonio e São Paulo do Madeira, identificando os conflitos existentes nessa temática com o intuito assessorar o fechamento do Acordo de Pesca em Humaitá. Esta discussão tem o apoio da Diocese de Humaitá, área missionária do beiradão.

Estavam presentes nesta primeira rodada de discussões IEB - Doney Vitor (Assessor de Campo – Fortis Humaitá), Aurélio Diaz (Assessor de Campo - Fronteiras Florestais Humaitá),Diocese de Humaitá - Irmã Angélica e Irmã Iandra e Comunidades - Baetas, Urucuri, São Braz, São Vicente, Lago do Acará, Palhal, Vista Alegre, São Raimundo, Terra Preta, Primavera e Novidade.

As próximas reuniões acontecerão no Setor do Lago do Antonio, dia 19 de setembro e no Setor de São Paulo do Madeira, dia 26 de setembro e contará com a participação de todas as comunidades adjacentes a estas áreas.

Doney Vitor
Assessor de Campo 
FORTIS Humaitá

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

I Encontro dos Projetos de Assentamentos Agroextrativistas de Humaitá e Manicoré



PELAS BARRANCAS DO MADEIRA




Nos dias 12,13 e 14 de agosto de 2009, no Salão Dom Jose, aconteceu o I ENCONTRO DOS PROJETOS DE ASSENTAMENTO AGRO EXTRATIVISTAS HUMAITÁ E MANICORÉ. Fizeram-se presentes 70 ribeirinhos/as de 10 Assentamentos e representantes de 5 Comunidades. O Encontro foi promovido pela Diocese (Área Missionária do Beiradão), com o Apoio do Instituto Internacional de Educação do Brasil – IEB e da Comissão Pastoral da Terra - CPT.

O mesmo teve como objetivos:

• Fazer um Diagnóstico da Realidade dos Assentamentos;

• Aprofundar as possibilidades e limites dos PAAEs.;

• Encaminhar Documento, com as reivindicações, de cada Assentamento e das comunidades, à Superintendente do INCRA e ao Ministério Público.

Foi formada uma Comissão com 10 representantes dos Assentamentos e das Comunidades para encaminhar o Documento. Como a Superintendente do INCRA e o Ministério Público, justificaram a sua ausência no Encontro, a Comissão irá a Manaus, em data a confirmar, para entrega oficial do Documento.

Foram encaminhados ainda: Reuniões para discussão do Manejo da Pesca, com ênfase no Acordo de Pesca e Manejo de Jacaré, nos setores do Lago do Antonio, Palhal e São Paulo no mês de setembro e um encontro sobre Organização Social , na segunda quinzena de dezembro em Humaitá.

A avaliação foi positiva quanto à participação, encaminhamentos e parcerias.

Agradecemos a solidariedade da coordenação da Paróquia Imaculada, Pastoral da Criança e Irmãs do Patronato .



Diocese de Humaitá, Equipe do Beiradão.