segunda-feira, 14 de setembro de 2009

I Encontro dos Projetos de Assentamentos Agroextrativistas de Humaitá e Manicoré



PELAS BARRANCAS DO MADEIRA




Nos dias 12,13 e 14 de agosto de 2009, no Salão Dom Jose, aconteceu o I ENCONTRO DOS PROJETOS DE ASSENTAMENTO AGRO EXTRATIVISTAS HUMAITÁ E MANICORÉ. Fizeram-se presentes 70 ribeirinhos/as de 10 Assentamentos e representantes de 5 Comunidades. O Encontro foi promovido pela Diocese (Área Missionária do Beiradão), com o Apoio do Instituto Internacional de Educação do Brasil – IEB e da Comissão Pastoral da Terra - CPT.

O mesmo teve como objetivos:

• Fazer um Diagnóstico da Realidade dos Assentamentos;

• Aprofundar as possibilidades e limites dos PAAEs.;

• Encaminhar Documento, com as reivindicações, de cada Assentamento e das comunidades, à Superintendente do INCRA e ao Ministério Público.

Foi formada uma Comissão com 10 representantes dos Assentamentos e das Comunidades para encaminhar o Documento. Como a Superintendente do INCRA e o Ministério Público, justificaram a sua ausência no Encontro, a Comissão irá a Manaus, em data a confirmar, para entrega oficial do Documento.

Foram encaminhados ainda: Reuniões para discussão do Manejo da Pesca, com ênfase no Acordo de Pesca e Manejo de Jacaré, nos setores do Lago do Antonio, Palhal e São Paulo no mês de setembro e um encontro sobre Organização Social , na segunda quinzena de dezembro em Humaitá.

A avaliação foi positiva quanto à participação, encaminhamentos e parcerias.

Agradecemos a solidariedade da coordenação da Paróquia Imaculada, Pastoral da Criança e Irmãs do Patronato .



Diocese de Humaitá, Equipe do Beiradão.

Nenhum comentário: