As comunidades extrativistas da Reserva Extrativista Estadual de Canutama (RESEX Canutama), Floresta Estadual de Canutama, e do seu entorno, juntamente com as equipes da CPT de Canutama, e com o apoio do IDAM local e do IEB, desde o ano de 2008 vem se articulando, através de encontros ( I Encontro de Lideranças ), cursos e reuniões nas comunidades, com o intuito de se organizarem cada vez mais diante dos desafios da gestão da região que tradicionalmente habitam, que são as Unidades de Conservação. Decretadas em março de 2009, a RESEX e Floresta Estadual de Canutama são oficialmente geridas pelo Centro Estadual de Unidades de Conservação – CEUC.
Neste que foi o III Encontro de Formação de Lideranças, desdobramento das atividades anteriores onde trabalhamos de comunidade em comunidade (julho, na RESEX Canutama e setembro, nas comunidades da Floresta), a ênfase foi dada no estudo das minutas de Estatuto Social, trabalhado anteriormente nas bases.
Entendendo ser esse um processo gradual e que nescessita compreenção e assimilação de novas informaçoes pelas comunidades, as lideranças demandaram ao final do evento uma nova rodada de reuniões dentro das Unidades, para só depois prosseguirmos com os próximos passos, que são as Assembléias Gerais de fundação das associações.
Os parceiros presentes no encontro acharam legítimo o desejo das lideranças e com respeito ao ritmo das comunidades entenderam que vale mais um processo construido em bases sólidas, com o amadurecimento das idéias, que agendas realizadas sem a ampla participação e entendimento do público interessado.
Vale ressaltar que as Unidades de conservação Estaduais de Canutama estão em franco processo de implementação, com previsão da aplicação dos créditos do INCRA, a realização dos estudos sócio-econômicos e a discussão dos conselhos deliberativo (RESEX) e consultivo (FLORESTA Estadual).
O Encontro teve ainda a participação das gestoras da FLONA Balata-Tufari (ICMbio), da prefeitura municipal de Canutama, através de seu secretário municipal de meio ambiente e do promotor de justiça local , o qual teve um espaço para palestrar aos presentes sobre diversos assuntos de grante importância para o exercício da cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário