domingo, 19 de dezembro de 2010

Boas Práticas da Castanha na comunidade Porongaba, dentro da Resex Médio Purus

Lábrea, dezembro de 2010

Subimos o Purus na última segunda-feira, dia 13 de dezembro numa longa viagem pela Resex (foram 12 horas seguidas no motor 40 hp) até a comunidade Porongaba, que sediou a derradeira atividade da agenda programada pelo coletivo que foi uma Oficina de Boas Práticas da Castanha dentro da Reserva Extrativista do Médio Purus. Agenda considerada "estruturante" já que desde a decadência da borracha e do seringalismo na década de 60 a castanha passou a ganhar importância  econômica como a principal atividade extrativista movimentando a economia da floresta. O sistema do "patrão-freguês" infelizmente não cessou, e mesmo com a criação da RESEX , há dois anos, nos deparamos com relatos de uma situação de trabalho degradante e semi escravo onde os comunitários do antigo seringal Luzitânia (comunidades Santa Cruz e Luzitânia) entregam sua castanha pela metade do preço praticado mesmo pelos regatões que transitam no Purus. Esses comunitários denunciam que são coagidos a entregar a castanha para o "dono" do seringal não recebendo pagamento sequer para o serviço de estiva (transporte se sacas 60 kilos de castanha nas costas) do castanhal ao barco no porto da comunidade, também não recebem alimentação nem qualquer assistência. As condições de saúde são precárias, a malária é comum. Sobre a Cooperativa pouco houviram falar , cooperativismo e associativismo, conceitos ainda pouco assimilados, mas que também foram tratados nessa oficina.



Salvo esse lamentável relato que ocorre no seringal Lusitânia, a oficina transcorreu bem, comandada pelo técnico do IDAM Valdeson Vilaça, com o apoio do agente da CPT, Queops Silva e da equipe do IEB. Uma rica troca de experiência entre o conhecimento técnico e os saberes tradicionais, tanto no momento teórico como na prática envolveu a todo o grupo que com muito bom humor se reuniu para pensar os próximos passos de modo a se organizarem em associações e vender para a cooperativa local, a COOPMAS.
Importantíssimo também ressaltar a participação da ATAMP, associação da RESEX representada pelo seu secretário José Maria, que juntamente com a COOPMAS, representada pelo Sr. Raimundo fecharam um acordo para passar a comprar a castanha da população desse setor da RESEX. A apresentação do Sr. Raimundo da Cooperativa mostrando fotos das máquinas de beneficiamento e o valor que pode chegar o produto quando atinge o mercado muito animou os castanheiros presentes que se motivaram a se filiarem a COOPMAS, pedindo entretanto o apoio ao IEB para futuras capacitações em cooperativismo e associativismo.

                                                              
                        por Marcelo Horta Messias Franco do escritório do IEB em Lábrea

Nenhum comentário: