A atividade, que faz parte da agenda do projeto FORTIS BR 319, liderado pelo IEB tendo como principais parceiros locais a CPT (Prelazia de Lábrea) e o Instituto Pacto Amazonico (Humaitá), ocorreu logo em seguida a reunião ordinária do Conselho Consultivo da FLONA Balata Tufari, agregando a participação de lideranças das Unidades de Conservação estaduais -RESEX de Canutama e Floresta Estadual de Canutama, com o apoio e a parceria da equipe local do CEUC (Centro Estadual de Unidades de Conservação). A consultora pelo IEB Regina Oliveira se utilizando de recursos audio visuais, jogos e dinâmicas literalmente "animou a platéia" tornando compreensível o conteúdo denso do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). O servidor do Serviço Florestal Brasileiro baseado em Porto Velho, Moisés Vieira, explicou mostrando exemplos na prática a lei de concessão de florestas e as regras do Manejo Florestal Comunitário. Regina mostrou também vários exemplos de manejo de recursos naturais como o pirarucu, quelônios e produtos florestais não madeireiros despertando um enorme interesse dos participantes principalmente aqueles residentes nas unidades de conservação de uso sustentável.
No final da atividade as lideranças das UCs estaduais se reuniram para agendar as assembléias de fundação das associações, o que deve ocorrer no mês de setembro contando com o apoio do IEB e das parcerias. No horizonte dos conselheiros da FLONA a realização de intercâmbios e mais treinamento em legislação. Na avaliação geral dos presentes a atividade foi muito produtiva.
Estiveram presentes nessa oficina: técnicos do IDAM de Canutama, o Secretario Municipal de Meio Ambiente de Canutama a Colônia dos Pescadores, o Sindicado dos Trabalhadores Rurais (STTRC), a Associação dos Pequenos Moveleiros de Canutama (APESEMOC) e a Associação das Mulheres Indígenas do Médio Purus (AMIMP).
por: Marcelo Horta Messias Franco e Joedson Quintino do escritório regional do IEB em Lábrea
fotos: Regina Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário