terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Ibama dá início a monitoramento aéreo no sul do Amazonas com a Operação Toruk

Manaus, 23 de Janeiro de 2012


O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) iniciou há uma semana uma operação aérea de monitoramento nas áreas de maior pressão de desmatamento no sul do Amazonas. A operação, desencadeada pela presidência do Ibama, também acontece no Mato Grosso, Pará e Rondônia.
A operação foi batizada de Toruk, em referência ao pássaros gigantes do filme “Avatar”, de James Cameron.
O chefe de fiscalização da superintendência do Ibama no Amazonas, Jérfferson Lobato, disse que a operação de monitoramento no sul do Estado tem o objetivo de identificar desmatamento que poderá ocorrer no período da chuva.
“Geralmente, o desmatador derruba tudo para queimar depois, na época do verão. O que estamos fazendo é trabalho de campo para ver se já há indícios de desmatamento para que evitar que o crime aconteça”, disse Lobato.
Conforme o chefe de fiscalização, a operação iniciada na semana passada também vai monitorar a situação das áreas embargadas ano passado. A intenção é verificar se atividades ilegais foram retomadas nestas áreas.
Até o momento, sobrevoos já foram realizados em áreas do município de Apuí, Canutama e Humaitá. Também estão sendo monitoradas a Terra Indígena do povo tenharim e a área do distrito do Santo Antônio do Matupi, conhecido como “180”, localizadas na rodovia Transamazônica. A operação abrangerá ainda as regiões de Novo Aripuanã, Lábrea, Boca do Acre e sul de Maués.
“Por enquanto está tranquilo. Ainda não vimos desmatamento ilegal, mas vamos continuar com a operação o ano todo”, disse.
Lobato também incentiva as pessoas informadas sobre indícios de desmatamento a entrarem em contato com o Ibama por meio do Linha Verde, que pode ser acessado pelo número 0800618080 ou pelo email dicof.amazonas@gmail.com. Não é preciso se identificar.

Reportagem de Elaíze Farias, do Jornal a Crítica


Nenhum comentário: