domingo, 18 de março de 2012

Em Novo Aripuanã e Lábrea, associativismo ganha novas estratégias.


De 8 a 10 de março e de 14 a 16, aconteceu nos municípios de Novo Aripuanã, no rio Madeira e Lábrea, no rio Purus,  Oficinas de Capacitação em Gestão de Associações, ministradas pelo consultor José Strabeli.


  A atividade foi estrategicamente focada para o fortalecimento de organizações “aglutinadoras” daqueles municípios: Em Novo Aripuanã, as associações-mães das RDSs do Juma e Madeira, AMARJUMA e APRAMAD, respectivamente, e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), além de um representante da Associação dos Artesãos de Novo Aripuanã e do Grupo de Jovens Tucumãenses. Em Lábrea, as associações participantes foram a APADRIT, da Resex Ituxi, a Associação dos Pequenos Moveleiros de Lábrea (APEMOL), a associação do PA Passiá - Terra Jubilar do Km26, a APEL (pescadores de Lábrea). Também participaram como ouvintes em Lábrea o técnico do IDAM , Sr Valdeson Vilaça e o funcionário do Banco de Brasil , Sr Elias Bezerra.

Nas oficinas se tratou de assuntos como o conceito de associação, aspectos legais e de gestão (estatuto, funções administrativas, controle financeiro), por meio da utilização do livro Associação é para fazer juntos e da execução de trabalhos práticos, como um exercício de lançamento de notas em uma planília de gestão financeira. Os grupos tiveram a oportunidade de refletir sobre a sua própria prática como organizações coletivas e finalizaram a atividade ansiosos por saber quando seria a próxima atividade.

Encaminhamentos

Sendo o marco inicial do acompanhamento das associações que Strabeli realizará com uma freqüência a partir dessas oficinas, visando um apoio continuado à gestão daquelas associações, o primeiro encaminhamento acordado, tanto em Novo Aripuanã como em Lábrea, foi a realização de um diagnóstico institucional das mesmas para que sirva de subsídios ao planejamento de suas ações. Esse trabalho terá início no mês de maio em Novo Aripuanã e junho em Lábrea.

Teatro com jovens 

Em Novo Aripuanã  o Grupo de Jovens Tucumãenses utilizará o livro trabalhado na oficina como roteiro para elaboração de uma peça de teatro experimental com os dois primeiros capítulos do livro: “Toda comunidade precisa ter uma associação?” e “Associação é uma forma de se organizar”. A estréia da peça está prevista para acontecer durante a assembléia geral da APRAMAD, no início de junho, a ser realizada no Lago do Xiadá, a fim de envolver os jovens das comunidades presentes para posteriores apresentações. Em Lábrea sentimos muito a ausência da associação ATAMP da Resex Médio Purus cujas comunidades sofrem pesadamente as consequencias da cheia do rio Purus, mas ficou acordado que esta associação estara participando das proximas ações. O grupo de jovens da Resex Ituxi também gostou da idéia de transformar alguns capítulos do livor de Strabeli em peça de teatro.

O IEB vem colocando em prática a estratégia discutida dentro do Programa Sulam que é a de fortelecermos as associações parceiras na caminhada pelo desenvolvimento local sustentável nos municipios em que a entidade vem atuando.

O trabalho de José Strabeli pode ser acompanhado no blog "Associação é para Fazer Juntos" que pode ser acessado no link a seguir: http://associacaoeparafazerjuntos.blogspot.com

Participantes da oficina em Lábrea, foto: Marcelo Horta Messias Franco


Um comentário:

Beta disse...

Legal Tielão! Vamos trocar figurinhas entre municípios!

Abraços!

Roberta