sexta-feira, 7 de junho de 2013

Perseverança e preservação: entrevistas contam histórias daqueles que cuidam dos quelônios em Lábrea/AM

De 27 a 31 de maio, no município de Lábrea/AM, comunitários da Resex do Rio Ituxi foram entrevistados para dar voz e contar a bela experiência de conservação de quelônios que desenvolvem em suas comunidades.
 
(Em entrevista com Dna. Roxinha. Foto: Leonardo Pacheco)
 
As entrevistas realizadas não foram veiculadas em nenhuma grande mídia nacional, e nem nos meios locais, mas faz parte de uma estratégia maior: foi a terceira etapa da “sistematização de experiências” que o IEB vem facilitando através do Projeto “Conservação da Biodiversidade em Terras Públicas na Amazônia”, o “CONSBIO” realizado com apoio da USAid.

As pessoas preservam as tartarugas e tracajás motivadas pela preservação isoladamente ou pensando também no consumo alimentar dos moradores e futuras gerações? Qual a melhor solução para enfrentar o desafio dos recursos necessários para execução das atividades? Como envolver aqueles que trabalham no sentido oposto ao da conservação dos quelônios?

Essas foram algumas das questões suscitadas ao longo da realização das entrevistas com os atores envolvidos. Esse é um dos objetivos da “sistematização de experiências”: oportunizar momentos de reflexão dos processos vividos por aqueles que os conduziram, a fim de que possam gerar seu próprio conhecimento e melhorar a sua prática. A próxima etapa (de 24 a 28 de junho) será uma reunião, onde todas as entrevistas, já na forma de um texto que conta essa história, será devolvido e trará à tona essas e outras questões para serem debatidas no coletivo.

(Na Comunidade Vila Vitória, junto ao Professor Eliel e Miqueias, da APADRIT. Foto: Leonardo Pacheco)




Depois de agradecer ao Sr. Avelino Duarte, morador da Comunidade Boas Novas, no rio Siriquiqui, pela disponibilidade e paciência em me contar durante quase uma hora o seu envolvimento na experiência, ele respondeu baseado no momento de reflexão que a entrevista lhe proporcionou: “Foi muito importante pra mim essa entrevista”, disse, agradecendo.
 
Ao todo foram entrevistados 12 pessoas, sendo: três da Resex Médio Purus, vizinha da Resex do Ituxi, onde também acontece um projeto de conservação de quelônios; nove comunitários da Resex do Ituxi; e o gestor da Reserva. Lições de vida à parte, o que as entrevistas tem demonstrado é que qualquer política pública ou ação desenvolvida com o objetivo de conservar a biodiversidade deve ter nessas populações seus aliados.
 

Por : Roberta Amaral de Andrade


 






 
 

Nenhum comentário: