quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

KANINDÉ ganha eleição do conselho nacional do meio ambiente pela terceira vez consecutiva

 O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) é formado por 270 organizações da sociedade civil de todo o País, dez representantes regionais e o nacional. A eleição para o mandato 2011/2013 encerrou na última sexta-feira.  O resultado final será homologado no dia 16 de fevereiro, quando termina o prazo para a interposição de recursos ao pleito, caso ocorram.A apuração dos votos foi na sede Conama, em Brasília, transmitida em tempo real pela Internet e contou com a presença de representantes do MMA e de organizações não-governamentais.
  Pela terceira vez consecutiva, a Associação de defesa Etnoambiental Kanindé vai representar a região norte no maior conselho de meio ambiente do país. O coordenador da entidade Israel Vale destaca que além da luta contra as hidrelétricas na Amazônia, neste triênio a Kanindé vai buscar a implentação da lei do REDD+ e do carbono.
“Precisamos embasar os indígenas que estão se preparando para a venda dos créditos de carbono, como é o caso dos Suruí.”O líder indígena Almir Suruí conseguiu com a deputada federal Marinha Raupp uma promessa de que a lei será enviada ao congresso ainda este ano. “A presença da Kanindé no CONAMA mais uma vez reforça a credibilidade da nossa entidade na área ambiental”, reforça a coordenadora de projetos da Kanindé Ivaneide Bandeira.

Candidataram-se às eleições do Conselho 31 organizações não governamentais. A eleição teve a participação de mais de 50% das entidades inscritas no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas, o CNEA, do Ministério do Meio Ambiente. No total, participaram 270 eleitores, sendo 41 pelo correio e 230 pelo sistema eletrônico. O total de votos brancos e nulos ficou em torno de 10%.A posse dos novos conselheiros será no dia 30 de março, durante a primeira reunião plenária do ano.
 
retirado do site "Rondônia ao Vivo"
 

Nenhum comentário: