sexta-feira, 13 de julho de 2012

Terra Legal entrega títulos rurais no sul de Canutama



O programa Terra Legal, iniciativa coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), entrega nesta sexta-feira, 13, em Canutama (AM), 60 títulos definitivos de propriedade. A ação, além de regularizar questões fundiárias da Amazônia Legal, permite ao governo federal ampliar seu conhecimento acerca da malha fundiária amazônica. “Estamos garantindo, com a entrega dos títulos aos agricultores familiares, a possibilidade de acesso às políticas públicas do MDA. Isto resgata a cidadania e garante a inclusão econômica”,  destaca o coordenador estadual do programa Terra Legal, Luiz Nascimento.

Em Canutama, a entrega dos títulos definitivos será realizada na Escola Municipal Água Azul, localizada na rodovia BR-319 Km 23, dentro da Gleba Mapinguari. A iniciativa vai contar com a presença do coordenador estadual do programa, do chefe de divisão do Terra Legal no Amazonas e de representantes do Incra no estado.

Para o secretário extraordinário de Regularização Fundiária na Amazônia Legal, Sérgio Lopes, a atuação do governo federal na Região Amazônica é pautada pelo respeito aos brasileiros e brasileiras que a convite do governo colonizaram muitas das áreas que hoje estão sendo tituladas.
Lopes lembra que durante o recente do processo de colonização da Amazônia o governo incentivou a ocupação da região. “As pessoas que ocupam as glebas federais em toda a Amazônia estão lá porque foram convidadas pelo governo brasileiro, em uma época onde os desafios de se chegar e ocupar a floresta eram imensos”, frisa.

O secretário afirma que a entrega de títulos rurais é uma iniciativa que, além de trazer a segurança jurídica e permitir o acesso a políticas públicas de crédito e incentivo à produção, resgata a cidadania destas famílias “Estamos atuando para garantir a inclusão econômica e o resgate da cidadania. O título da terra é mais do que a porta de acesso para políticas públicas, além de ser, acima de tudo, a demonstração do respeito que o governo tem por esses desbravadores brasileiros”, disse Sérgio Lopes.

Mudança da legislação

Dos quase 2,5 mil títulos já entregues pelo programa, mais de 800 foram nos últimos meses. “Este avanço no processo de titulação é fruto tanto do trabalho que o programa vem desenvolvendo quanto da simplificação do processo de titulação para imóveis de até 1 módulo fiscal que implementamos neste ano”, comentou ao lembrar as mudanças incorporadas a partir da portaria nº 21 do MDA, publicada em 10 de abril de 2012.
A portaria simplifica o processo de titulação de ocupações entre 1 e 4 módulos ficais. Para as propriedades até 1 módulo – que corresponde a aproximadamente 60% dos pedidos que estão tramitando no programa – o processo foi agilizado com a eliminação de etapas e simplificação de processos. A portaria não alterou o rito para o processo de titulação de propriedades entre 4 e 15 módulos, limite de área que pode ser titulada pelo Terra Legal.

Programa Terra Legal Amazônia
Criado em 2009 e coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Programa Terra Legal Amazônia tem como meta resolver os problemas de regularização fundiária Amazônia Legal. Seu objetivo é a regulamentação de terrenos ocupados por posseiros em terras públicas federais chamadas de “não destinadas”. Incluem-se nessa classificação aquelas que não sejam consideradas reservas indígenas, unidades de conservação, marinha, locais reservados à administração militar e florestas públicas.
Produtores de agricultura familiar e comunidades locais têm prioridade no atendimento do Terra Legal. Os benefícios do programa são diversos, com destaque para a redução do desmatamento e o aumento da produtividade de agricultores familiares.
Ao receber o título do terreno, o dono se compromete a cumprir os requisitos legais como a manutenção da área de preservação permanente ou a reflorestar a área desmatada.

Serviço:
Entrega de títulos do Terra Legal em Canutama (AM)
Data: 13 de julho
Horário: 8h30
Local: Escola Municipal Água Azul – BR 319 km 23 – Gleba Mapinguari

Fonte: Portal do MDA

Notícias relacionadas:

Esperança renasce com mais força no coração dos acampados do Rio Azul

SUL DE CANUTAMA URGENTE: COVARDIA, INJUSTIÇA E IMPUNIDADE CONTRA COMUNIDADE CAMPONESA

Nenhum comentário: