quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Programa AMAGAIA acontecerá na FLONA Purus em Boca do Acre/Pauiní

O Instituto Socioambiental de Viçosa e a Associação de Moradores da Vila Céu do Mapiá, em parceria com Gaia Education, apresentam:


AmaGaia - Educação para o Desenvolvimento de Ecovilas na Amazônia.


O programa AMAGAIA é oferecido atualmente em todos os continentes do planeta, sempre adaptado a cada realidade local, visa, de uma forma holística e participativa, inspirar e capacitar indivíduos para a construção de comunidades sustentáveis.


O programa é dividido em quatro semanas, uma para cada dimensão da sustentabilidade (Social, Econômica, Ecológica e Cultural). Ao longo do programa, com base em experiências de sucesso nestas quatro dimensões, praticadas em comunidades intencionais de todo o Planeta, somadas à rica experiência comunitária do Céu do Mapiá e suas comunidades-satélite, serão construídas ações concretas a serem implantadas no dia a dia comunitário. Para isto, ao longo da formação, os participantes irão formar subgrupos cuja tarefa é criar aplicações práticas das ferramentas, conhecimentos e inspirações adquiridos no curso para situações reais da comunidade (ex: educação, produção de alimentos, empreendimentos econômicos, gestão de resíduos, uso da água, manejo de produtos florestais, etc).


O AMAGAIA está planejado para acontecer em 2013 na Vila Céu do Mapiá, sendo oferecidas 40 vagas para membros das comunidades da calha do igarapé Mapiá. A intenção é que o grupo represente a diversidade de organizações, grupos, famílias e faixas etárias, para que os resultados possam ter o máximo potencial de mudança da comunidade como um todo. Serão ainda oferecidas 10 vagas para representantes de comunidades vizinhas e membros do Conselho Consultivo da Floresta Nacional do Purus (FNP), contribuindo para o fortalecimento da gestão da FNP e das comunidades de seu entorno.


Visando adequar o programa AMAGAIA à realidade local, no sentido de favorecer a participação, os módulos serão oferecidos da seguinte forma: Fevereiro de 2013 -Módulos Social e Econômico; Maio de 2013 - Módulos Ecológico e Cultural.

Fonte: ISA VIÇOSA  -

http://amagaia2013.blogspot.com.br/

http://www.isavicosa.org/amagaia.htm



Nenhum comentário: