sexta-feira, 26 de abril de 2013

Seminário discute implantação de casa familiar rural nas Resex Ituxi e Médio Purus


O Instituto Federal do Amazonas - IFAM, Campus Lábrea, promoveu, entre os dias 5 e 8 de abril, seminário sobre pedagogia da alternância e a experiência das casas familiares rurais, as CFRs. O evento faz parte de uma estratégia traçada durante o“I Encontro de Jovens da Reserva Extrativista do Rio Ituxi” devido a demanda apresentada por moradores das reservas extrativistas do Rio Ituxi e Médio Purus por uma educação de melhor qualidade e adaptada à realidade dos moradores das unidades de conservação.
Grupo de jovens das Resex Médio Purus e Ituxi (foto: Marcelo Franco)
 
O seminário foi conduzido pela professora Graça Passos, presidente da Associação das Casas Familiares Rurais do Estado do Amazonas, e contou com a participação de representantes do ICMBio, da Prefeitura de Lábrea, da Secretaria Municipal de Educação, do Instituto Internacional de Educação do Brasil, da Associação dos Produtores Agroextrativistas da Assembleia de Deus do Rio Ituxi - Apadrit, da Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas do Médio Purus, do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas - IDAM, dentre outros. Um dos objetivos das Casas Familiares Rurais é promover a educação , formação e profissionalização de jovens da zona rural de forma articulada com a realidade do campo.

Segundo Francisco Monteiro Duarte, presidente da Apadrit, a proposta é importante porque estimula   a permanência dos jovens na floresta com  uma educação contextualizada. Além disso, o presidente da associação espera que, com a qualificação que está sendo discutida, os moradores da Resex consigam superar o problema da falta de apoio técnico para o desenvolvimento das suas atividades produtivas. De fato, Frank Gadelha, gerente do IDAM, órgão estadual responsável pela assistência técnica a pequenos produtores, diz que a criação da CFR na Resex Rio Ituxi pode garantir que o acesso à assistência técnica seja estendido a um número maior de comunidades. Um dos encaminhamentos do evento foi a criação de uma comissão composta por representantes de diferentes instituições que ficará responsável por montar uma agenda para implementação da Casa Familiar Rural na Reserva Extrativista do Ituxi. Fábio Teixeira Lima, professor do IFAM e entusiasta da ideia, vê a proposta como mais uma oportunidade de ter organizações governamentais e não governamentais trabalhando em prol da melhoria da qualidade de vida das famílias das unidades de conservação.
Fonte: Jornal ICMBIO em foco (EDIÇÃO 241- ANO 6 - 19 DE ABRIL DE 2013)

EDIÇÃO 241- ANO 6 - 19 DE ABRIL DE 2013

Nenhum comentário: