domingo, 5 de abril de 2009


UEA DE LÁBREA PROMOVE TROTE SOCIAL AOS NOVOS ACADÊMICOS DO CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL


por Duarte Amâncio e Marcelo Messias


Aconteceu nesta segunda feira dia 30 de março a aula inaugural do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Amazonas UEA. O curso, que será ministrado no Centro de Estudos Superiores de Lábrea, representa um enorme passo rumo ao desenvolvimento socioambiental de nosso município, já que o Lábrea está na lista dos que mais desmatam no estado do Amazonas, único município a figurar na lista oficial do Ministério do Meio Ambiente.

Participaram da solenidade a diretora do centro, os professores dos cursos de Educação Física, Matemática e Tecnologia em Análises e Desenvolvimento de Sistemas, a professora da disciplina de Português instrumental, funcionários administrativos e demais acadêmicos da UEA.

Os calouros do curso de Gestão Ambiental foram recebidos pela diretora do centro, senhora Balthernilza B. Santana, juntamente com o quadro docente e discente desta instituição, que os acolheram calorosamente. Também se fez presente o técnico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Sr. Adalfran Ribeiro Feitosa o qual esteve explicando a importância de uma estratégia de gestão ambiental para o município.

Os alunos foram submetidos em seguida ao “trote social” com o objetivo de adquirir a maior quantidade de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal no comercio local e em residências. Todo o material adquirido será doado para famílias carentes do município. Também inclui no trote social, a coleta de latinhas de alumínio e doação de sangue. As atividades foram divididas ao longo da semana, com o encerramento previsto para sábado dia 04/04/09 com um café da manhã entre todos os acadêmicos funcionários e professores.

“Tecnólogo em Gestão Ambiental”

O curso de Tecnologia em Gestão Ambiental foi oferecido no Vestibular da UEA de 2008 e faz parte do Programa de Formação Científico-Tecnológica das Populações dos Municípios das Áreas Protegidas do Estado do Amazonas, implantado recentemente pela Universidade.Após o término do curso, o tecnólogo em Gestão Ambiental estará apto a planejar, gerenciar e executar as atividades de diagnóstico, avaliação de impacto, recuperar áreas já degradadas e realizar o acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental. Poderá, ainda, implantar políticas e programas de educação ambiental, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida e preservação da floresta. O curso tem duração prevista de 04 anos.

Nenhum comentário: