domingo, 3 de maio de 2009

Comunidades do Ituxi mapeiam a área da RESEX




Ocorreu em Lábrea nos dias 01 e 02 de abril a I Oficina do projeto Novas Cartografias Sociais da Amazonia(PNCSA)com as comunidades da Reserva Extrativista Ituxi. A oficina foi ministrada pela proessora Thereza Meneses, antropóloga da UFAM, auxiliada pelo pesquisador norte americano Mason Mathews, da Universidade da Florida, residente em Lábrea há um ano onde desenvolve seu projeto de doutorado. Marcelo Messias pelo IEB , escritório do FORTIS, e o indigenista da OPAN Gustavo Silveira, etiveram apoiano, juntamente com a equipe da Pastoral da Terra de Lábrea que cedeu o salão da prelazia.

Com a metodologia ensinada pela professora, as pessoas tiveram noções de GPS, após explicarem e descreverem sua vida na RESEX, os principais problemas, as áreas de utilização dos recursos naturais e desenhados com detalhes em cartolina para geração do facículo específico da RESEX.

Todos os presentes avaliaram como muito positivo o trabalho que também servirá para subsidiar a discussão sobre o Plano de Utilização da Reserva, já que nessa oportunidade foram mapeadas as áreas de trabalho da castanha, pesca, conflitos e também denuncias de invasão e ilegalidades ambientais nas cabeceiras de afluentes do rio Ituxi

Participaram do encontro 30 pessoas das comunidades Vila Vitória, Floresta, Mangutiari, Vila Canaã, Goiaba, Punicici, Cainágua,Cabeçudo, Volta do Bucho,Siriquiqui e Boca do Curequete.

Nenhum comentário: