domingo, 3 de maio de 2009

I ENCONTRO DOS MORADORES DA RESERVA EXTRATIVISTA ITUXI

As Populações Tradicionais que batalharam pelo decreto da RESEX já enchergam um futuro melhor para as suas famílias a partir desse ano. Decretada no dia 05 de junho de 2008 em solenidade com a presença do Presidente da República e ministro do Meio Ambiente a Reserva Extrativista do Ituxi entra em 2009 com seus moradores incluídos no programa nacional de reforma agrária do INCRA e agora já contam com a aguardada presença da gestão do ICMBIO. A servidora Adriana Mota se apresentou oficialmente nesse I Encontro assumindo o posto de chefia da UC. Ela que como chefe do escritório do IBAMA já vinha trabalhando em estreita parceria com as comunidades e organizações de apoio que durante esses anos se empenharam nessa luta árdua pelas RESEX em Lábrea.
O I ENCONTRO DA RESEX ITUXI ocorreu na comunidade Vila Vitória ou "Baú", a dois dias de barco da sede de Lábrea subino o rio Ituxi e teve duração de três dias (14 a 16 de abril)- Participaam em peso as comunidades Floresta, Mangutiari, Vila Canaã, Goiaba, Punicici, Cainágua,Cabeçudo, Volta do Bucho,Siriquiqui, Boca do Curequete e Vila Vitória, além de representantes da Fazenda Sheffer, vizinha a RESEX que lá estavam segundo a advogada Patrícia Maliski "defendendo os interesses legítimos do seu proprietário".
Na ocasião foram discutidos os principais problemas das comunidades, o Plano de Utilização da Unidade, a formação de seu Conselho Deliberativo e o levantamento Sócio-Econômico a ser realizado já na segunda quinzena do mês de junho.Todas as dúvidas das comunidades foram colocadas para a gestora da UC e registradas pela equipe de facilitadores para constarem em relatório.
A presença das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Produção e Abastecimento, Câmara dos Vereadores de Lábrea, escritório do IDAM de Lábrea, FUNASA e FUNAI engrandeceram a reunião, e representou para os moradores "uma demosntração de que com o engajamento das parcerias a implantação da RESEX vai caminhar de forma rápida, e os propósitos para que ela foi criada irão ser contemplados, gerando melhoria de vida para a população, refletindo na qualidade de vida do município".
O encontro foi planejado e organizado pelas organizações que compõem o coletivo do FORTIS em Lábrea, que inclui a APADRIT - Associação dos Produtores Agroextrativistas da Assembléia de Deus do Rio Ituxi.

Nenhum comentário: