terça-feira, 9 de junho de 2009

ASSEMBLEIA DA ATAMP REÚNE 300 DELEGADOS PARA DISCUTIR ORGANIZAÇÃO SOCIAL NA RESEX MÉDIO PURUS



Aconteceu dos dias 27 a 30 de maio de 2009 a II Assembléia Eletiva da Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas do Médio Purus - ATAMP. O encontro, que foi precedido de uma viagem de articulação com as equipes da CPT, CNS, GTA e ATAMP, foi apoiado pelo consórcio FORTIS, através do IEB e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, órgao gestor das unidades de conservação de uso sustentável federais.
O objetivo desse grande encontro, nas palavras do presidente reeleito da ATAMP, José Maria Carneiro de Oliveira, foi o de "reunir aqui na comunidade Vila Limeira essa linda multidão para que todos esclareçam suas dúvidas de como funcionará a RESEX". José Maria também cobrou a presença do ICMBIO em Lábrea e Pauiní, municípos do sul do AM contemplados pela criação da Unidade.
Marcaram presença, além de ICMBIo e IBAMA, a câmara dos vereadores, secretário de produção, secretário de meio ambiente e representante do IDAM do municipio de Pauiní, além do servidor do INCRA, Sr. João Martins, que se colocou a disposição do público para esclarecer todas as duvidas em relação à inclusão dos moradores da Reserva Extrativista dentro do Programa Nacional de Reforma Agrária, de fato a primeira grande conquista vislumbrada pelas populações tradicionais.
A assembléia terminou com a reformulação da diretoria da associação e reestruturação de seu conselho administrativo por setores. Decretada pelo presidente da república no dia 08 de maio de 2008 tem uma população aproximada de 5.000 pessoas e uma área de 604.209 hectares, de fato, um desafio para a organização social, cujo primeiro grande passo agora foi dado.

Nenhum comentário: