Estivemos ontem na comunidade do Carmo, a duas horas e meia baixando o rio Purus num motor 90 HP, para consolidar um trabalho de mais de dois anos junto à população residente na RESEX Canutama que foi a fundação de uma associação comunitária que agrega as comunidades extrativistas locais. Nossa equipe, composta pela equipe local do IEB - Marcelo e Joedson, juntamente com o consultor Josinaldo Aleixo - "animador da platéia" , foi reforçada por um grupo de alunos do curso de licenciatura em biologia da Universidade do Estado do Amazonas (Campus de Lábrea-AM) e pelos companheiros de luta das RESEX Federais de Lábrea, Srs. Benedito Clemente e José Maria II, pela Resex Médio Purus e os Srs. Silvério Maciel e Irmão Chicão, pela diretoria da APADRIT, da Resex Ituxi.
Esse momento que marca definitivamente o protagonismo do povo extrativista ao se afirmarem donos de seus destinos não poderia ter acontecido sem a participação de entidades e associações locais como a Associação dos Seringueiros de Canutama, o IDAM e o CEUC (Governo do Estado do Amazonas), a CPT e a Paróquia São João Batista. Destacamos também a participação ativa da Prefeitura Municipal de Canutama através das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Produção e Abastecimento além da participação direta do prefeito João Ocivaldo Amorim que prestigiou a atividade. A Câmara de Vereadores de Canutama também se fez presente por meio do presidente da Câmara e uma comitiva de seis vereadores.
da esq. para a dir: Altemar Lopes, Josi Aleixo, Ocivaldo Amorim, Sr. Nonato e Loro (Sec. de Produção)
A programação dessa que foi a I Assembléia Eletiva da ASARC iniciou com a leitura e aprovação do Estatuto Social , seguindo com a formação e apresentação das chapas concorrentes finalizando com a eleição da diretoria. Estavam presentes no Carmo um público de mais de 300 pessoas com delegados das comunidades Paisse, Glória, Forte Veneza, Moará, Fortaleza, Bacadarú, Novo Ariá, Santo Antônio, Espírito Santo, Boca do Gavião, Bom Sucesso, Sacado, Vista Alegre, Paraiso, Santa Cora, Santana, Santa Maria, Nova Vista, São Tomé, Carmo, Santa Barbara, São Jeronimo, Mapiciari, Estirão, Nazaré, Açaituba, Marí, Araia da Ilha e Arraia.
Os presentes fizeram suas palavras de agradecimento e o presidente eleito Sr. Nonato agradeceu a todos falando dos grandes desafios que vem pela frente com as dificuldades apontadas pela população do interior de Canutama contempladas com a criação da Unidade de Conservação de Uso Sustentável que é a RESEX Estadual de Canutama.
Por Marcelo Horta Messias Franco, Joedson Quintino e Josinaldo Aleixo
Nenhum comentário:
Postar um comentário