sexta-feira, 2 de setembro de 2011

XVIII ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS em Lábrea AM


No domingo dia 28 de agosto de 2011, aconteceu a XVIII Romaria da Terra e das Águas no município de Lábrea, organizada pela equipe local da CPT.
O Tema da Romaria foi: “Rios e Florestas ameaçados de morte. Os povos da Floresta preservam a vida do Planeta”

A escolha deste tema, que está em sintonia com o da Campanha da Fraternidade deste ano, teve como finalidade denunciar o grande índice de desmatamento, a pesca predatória, queimadas, poluição dos rios e lagos com os seus conseqüentes conflitos sociais entre outros de ameaças e morte de lideranças, colocando em risco a vida na nossa região. Por isso a primeira parte do tema: “Rios e Florestas ameaçados de morte”. A segunda parte do tema: “Os povos da Floresta preservam a vida do Planeta” teve como finalidade apresentar e valorizar a experiência de vida alternativa dos ribeirinhos e povos indígenas da região, que nas suas áreas demarcadas (Reservas Extrativistas e Terras Indígenas) mostram como é possível viver do extrativismo e da agricultura familiar sem acabar com a riqueza natural dos nossos rios e florestas.

A Romaria começou às 8horas no auditório do Colégio Marista, congregando a mais de 300 participantes (ribeirinhos, indígenas, trabalhadores rurais e membros das comunidades da paróquia) que foram acolhidos de forma alegre e festiva. Após a acolhida tivemos um momento de mística seguido de uma pequena reflexão e testemunhos de indígenas e ribeirinhos sobre o tema da Romaria. Seguimos em caminhada alegre, festiva e reivindicativa até o Igarapé do Caititú (Terra indígena Apurinã), onde continuamos com a celebração da Eucaristia, almoço partilhado e uma alegre tarde de festa e confraternização.



Equipe da Comissão Pastoral da Terra
Lábrea - AM




Nenhum comentário: