quinta-feira, 15 de setembro de 2011

MAIS DE 60 PESSOAS PARTICIPAM DO MÓDULO I DO PROJETO INCLUIGEO EM LÁBREA


Lábrea, 15 de setembro de 2011
Teve início no dia 5 de setembro e se estenderá até o dia 9 deste mês o módulo I do Projeto IncluiGEO: Geotecnologias livres para conhecer, incluir e preservar no Arco Verde – o município de Lábrea, AM.



Contando com mais de 60 participantes que se constituem em representantes da sociedade civil, de instituições como a FUNAI, o IFAM, o IEB, a CPT, das associações de moradores das RESEXs Ituxi e Médio Purus, de pescadores de Lábrea (APEL), de técnicos da SEMMA e SEDUC, de professores da rede de ensino básico e de alunos dos cursos de biologia e gestão ambiental da UEA, o 1º módulo do curso tem como objetivo apresentar conteúdos de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, noções de cartografia, assim como, difundir o acesso a base de dados espaciais via internet por instituições como o INPE e o IBGE. Outra ferramenta também utilizada foi o GPS para o ensino da coleta de coordenadas geográficas, noções de localização e medição de distâncias.

Para a coordenadora do projeto, professora mestre Danielle Pereira da Costa, a procura pelo curso superou em muito as expectativas, haja vista que inicialmente foram oferecidas 25 vagas e esse número teve que ser ampliado para 65. Ainda segundo a professora, esses números indicam quanto a temática desperta o interesse, seja pela potencial aplicação dos conhecimentos aprendidos nas rotinas de trabalho diário por professores e funcionários, seja, no que diz respeito às aplicações relacionadas à análise espacial de informações e gestão do território. É fato também que o aprendizado desses conhecimentos é fundamental para execução do módulo II onde os participantes do IncluiGEO utilização ferramentas do software livre Quantum GIS para geração de análises espaciais. É válido acrescentar que o projeto, financiado pelo CNPq tem como parceiros executores o curso de geografia da Escola Normal Superior da UEA/MANAUS, o SIPAM, o NEPECAB/UFAM, o INPA, o IBAMA e o ICMBio e constitui-se como uma das ações de capacitação realizadas pela Operação Arco Verde do governo federal. Por último, informa-se que os módulos II, III e IV ocorrerão nos meses de outubro e novembro também no Centro de Estudos Superiores de Lábrea.

Fonte: UEA - Centro de Ensinos Superiores de Lábrea

Fotos: UEA Lábrea

Nenhum comentário: